Está em andamento no site do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) o cadastro e mapeamento dos construtores e tocadores de viola de todo o estado. A iniciativa pretende reconhecer o modo de tocar e fazer viola como patrimônio imaterial.
O levantamento vai permitir ao Iepha-MG mapear quantos são e quem são os responsáveis por perpetuar uma das mais tradicionais características da cultura mineira e, dessa maneira, endossar o pedido de abertura do processo de registro junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Estamos convidando todos os violeiros, construtores e fabricantes de viola”, reforça a diretora de Proteção e Memória do Iepha-MG, Françoise Jean.
O cadastro deve ser realizado pelos setores de cultura de cada município, até o dia 30 de julho, por meio do link https://form.jotformz.com/71365772626665 . “Aquelas secretarias de cultura que promoverem o cadastro dos violeiros nos seus municípios vão ganhar uma pontuação extra no ICMS Cultural, que se reverte em recursos de repasses de ICMS”, esclarece Françoise Jean.
*Com informações da Agência Minas